terça-feira, 5 de abril de 2011

Caracóis de presunto e queijo!


Olá...ainda estamos no meio da semana, mas nem por isso não merecemos um lanchinho gostoso no fim da tarde...
Esses caracóis são uma adaptação de um rocambole salgado que aprendi nos tempos de faculdade,
dentre tantos aprendizados dessa época, conseguir me virar na cozinha foi um deles, claro que muita coisa foi desperdiçada, esse porém, foi um sucesso!!
 Foi trazido para casa da minha mãe, e continua se repetindo até hoje na minha casa - obrigada ao Ricardo e à mãe dele que nos mandou a receita.
Dessa vez, resolvi fatiar o rocambole e assar pequenos caracóis...ideal para o lanche da tarde!!

Caracóis de presunto e queijo!

Faça um mingau com um tablete de fermento fresco (15g),um copo de leite duplo (copo de requeijão) e três colheres de sopa de farinha de trigo.Deixe tampado, em lugar fechado até dobrar de volume.

Depois adicione:

 - 2 ovos
 -2 colheres rasas de margarina
- 4 colheres de óleo
- 1 colher rasa de sal
Farinha até dar ponto de massa não muito dura.Deixe descansar para crescer até dobrar de volume (cerca de 1 hora).
Depois abaixe a massa com as mãos, divida  em duas partes e estenda com o rolo, coloque o recheio à seu gosto - eu fiz com queijo mozarela, presunto, tomates em fatias finas e orégano seco -mas vc pode usar a sua criatividade.
Enrole como rocambole, corte fatias de 2cm de espessura e disponha uma ao lado da outra, em forma levemente untada.
Asse em forno pré-aquecido, até que doure.

Rend: 2 rocamboles médios ou cerca de 32 caracóis.
Aqui fiz meia receita e me rendeu 16 unid.

Dica: vc pode assar o rocambole inteiro se quiser, nesse caso pincele com gema batida antes de ir ao forno.
Outras sugestões de recheio: atum, carne moída, pastrame e até verduras como acelga refogada ficam um delícia!!
É simples e muito fácil, qualquer dúvida...avisem!

Até a próxima!!

6 comentários:

  1. Ideal para fazer para o irmão querido enquanto estiver por aqui, não acha?
    Acha sim, que bom!
    Então quando vier, nada de desculpas, COZINHA!!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi irmão querido!vamos fazer uma troca?? eu te faço estes e vc prepara um yakissoba??
    combinado então...
    bj

    ResponderExcluir
  3. Crissssss lindona!!mas qnta coisa vc já postou e eu não provei nenhum destes!!!tem um pedacinho ai para vender??se o gosto for tão bom qnto a beleza...ai vai ser mara!!!
    um bju querida...

    ResponderExcluir
  4. Oi Josi...agora vc já pode fazer sua própria fornada!!rs...
    é tudo fácil,fácil...e ainda agrada o maridão!!:)
    bjs e volte sempre!!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhh pode vir pro Mato Grosso do Sul fazer também! Será muito bem recebida... olha que nem cobro a estadia! kakakakakaka Adorei seu blog, vou segui-la sempre. Meu marido (Henrique, também) A-DO-RA essas coisas "engordantes". Tenho que agrada-lo, né?!?!? Poste sempre novas receitas!!!
    bjs ;-)

    ResponderExcluir
  6. Adooooro mulheres que querem agradar os maridos!
    Não conheço o MGS, quem sabe??
    bjsss

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!