sábado, 4 de junho de 2011

Pudim de Pão com Maçã!





Olá, como prometi, estou de volta para contar da sobremesa que  levei no jantarzinho outro dia, aquele do risoto divino!rs...
Queria fazer algo com carinha de outono e de preferência sem chocolate dessa vez!
Navegando pelos meus blogs favoritos, encontrei essa daqui que me atraiu logo de cara, primeiro porque leva frutas e canela, segundo porque eu precisava mesmo terminar com um pão fatiado que parecia não ter fim, depois combina com o friozinho que está fazendo e por fim, é bem prática de fazer.
Apesar da facilidade, o resultado surpreende!
Fiz pequenas adaptações de acordo com minhas necessidades, as anotações estão ao lado.
Na receita original, ela serviu uma calda de caramelo para acompanhar, mas não vi necessidade dessa vez, para mim já estava úmido e doce na medida.

Pudim de pão com maçã

- 3 maçãs grandes descascadas e picadas em cubinhos (usei duas, pois era o que tinha)
- 1/4 xícara de manteiga sem sal
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1/4 xícara de açúcar mascavo (usei 2/4)
- 1/2 colher (chá) de noz moscada
- 5 xícaras de cubos de pão ( usei pão de forma, mas pode ser qqer outro)
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 1 xícara de leite
- 2 ovos
- 2 gemas (usei apenas uma)
- 2/3 xícara de açúcar (usei 1/2)
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha (usei caseira)
- pitada de sal

Modo de preparo:

Em uma panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo e a canela.Cozinhe até que o açúcar dissolva e a mistura fique borbulhante.Adicione as maçãs e cozinhe até que elas fiquem macias e a calda engrosse levemente.Unte com manteiga um refratário de 20x20cm (usei um de 16x18).Coloque metade dos cubos de pão em uma camada uniforme.Espalhe metada da calda com maçãs sobre o pão e salpique noz moscada.Repita com outra camada de pão e outra de maçãs.Reserve.
Misture bem o creme de leite, o leite, os ovos, as gemas, o açúcar, a baunilha e o sal em uma tigela e derrame sobre o pão e a maçã.Pressione um pouco os cubos de pão para ter certeza de que estão embebidos no creme.Asse em forno pré aquecido a 180º por 40-50 minutos.
Deixe descansar por 20 minutos antes de servir.

O meu assou em 40 minutos e ficou bem moreninho, do jeito que eu gosto!

Ótimo fim de semana e até a próxima...

5 comentários:

  1. Olá Cristina!

    Obrigada pela visita e pelo comentário no Dia de Domingas!

    Achei seu blog muito simpático e já estou levando esta receita aqui! Ficou linda e é realmente original e prática! Bem ao meu gosto!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Cara de outono mesmo. Deve ter sido um successo. Maçã dá um charme a tudo.

    ResponderExcluir
  3. Ebaaa, vim visitar o blog e encontrei o pudim. Já tava ficando curiosa. Que bom que você gostou e o seu ficou com uma cara ótima, adorei.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Andrea, obrigada por ter vindo!que bom que gostou do pudim!

    Valentina, adoro sobremesas com maçã, são realmente charmosas.Obrigada!

    Pamela,ficou perfeita e todos adoraram!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olha que nem gosto de pudim de pão. Mas este me deu uma rasteira, quero dizer, a foto deste....
    To indo quase todos os dias pra cozinha de uns meses pra cá...rsrs
    bjuuu

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!