terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cinnamon rolls e as coisas que minha mãe faz!!



Olá, estou adorando ter um pouco mais de tempo livre em casa, consequentemente na cozinha!! =D
Após alguns momentos de turbulência no trabalho, minha rotina dos últimos 12 anos foi alterada, mas estou bem contente com a nova fase...as bolachinhas de nata foram o primeiro resultado desse tempo extra...e agora apresento essa delícia de cinnamon rolls vinda daqui, onde tem um passo à passo que facilita bastante o entendimento para aqueles que nunca fizeram a receita.
Fiz pequenas alterações que anoto ao lado, mas que também foram sugeridas pela Lena.

Também tenho o prazer de avisá-los que à partir deste post estarei colocando fotos dos trabalhos  feitos pela minha mãe...são inúmeras técnicas que vão desde bordados, cerâmica, patchwork, mosaico, arte francesa, bonecas de pano, grafite, pintura de vários estilos, inclusive óleo sobre tela e tantos outros que ela irá me chamar à atenção por ter esquecido algum!!rs...
Vocês podem me perguntar, qual a razão de expor os trabalhos dela aqui??
Eu respondo: porquê são lindos, eu gosto, são da Minha Mãe e quero homenageá-la através do meu blog!! ; )
Espero que gostem tanto quanto eu! ...e por quanto tempo?...enquanto durar o estoque!! \o/

Cinnamon rolls

Ingredientes da esponja:

- 1 e 1/2 tablete de fermento fresco
- 2/3 copo de leite morno
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Demais ingredientes da massa:

- 3 ovos
- 70g de manteiga ou margarina
- 1 colher (chá) de sal
- 500g de farinha de trigo peneirada

Para o recheio:

- 2/3 xícara de manteiga
- 1 e 3/4 xícara de açúcar (na próxima vez irei experimentar açúcar mascavo)
- 3 colheres (sopa) de canela em pó
- 2 xícaras de nozes picadas (usei passas)

Modo de preparo:

Primeiro faça a esponja, desmanchando o fermento no leite morno, depois junte o açúcar, a farinha, misture bem e reserve em lugar tampado por 15 minutos.
Na tigela da batedeira, bata os ovos com a manteiga e o fermento crescido.Acrescente o sal.
Incorpore à farinha peneirada aos poucos, usando a pá/gancho da batedeira (como a minha não deu conta, retirei e terminei o processo à mão), pode não precisar de toda farinha, amasse até que fique homogênea.
Deixe crescer em lugar tampado, até que dobre de volume...cerca de uma hora.
Depois leve a massa até uma superfície enfarinhada, amasse um pouco com as mãos e abra com rolo em um retângulo com espessura de 1cm ou à seu gosto.
Numa panela leve a manteiga, o açúcar e a canela ao fogo até que a manteiga derreta e forme uma pasta.
Cubra a massa com essa pasta morna, espalhe as nozes (ou passas) e enrole como rocambole no sentido do comprimento.
Com uma faca afiada, corte fatias de 3 a 4 cm de espessura ou da largura que desejar, leve para uma assadeira untada e enfarinhada, deixando espaço entre elas para que cresçam.
 Deixe crescer novamente até que dobre de volume.
Pincele manteiga derretida sobre cada fatia, leve para assar em forno pré-aquecido à 180º por cerca de 25 minutos.
Depois que sairam do forno, reguei com uma mistura de suco de laranja natural e geléia de laranja, levei de volta ao forno quente, porém desligado para que secassem um pouco.

Depois é só separar as fatias que ficaram unidas ao assar, escolher a sua e saborear...impossível é comer uma só!! : o )

Essa é para vocês!!

Bonita, não?!!

E dentro...hummm!!

Aqui, elas estavam esperando a hora de ir ao forno!

E agora a primeira peça do espaço "as coisas que minha mãe faz" que apresento e da qual gosto muito!
(*-*)

Vaso em cerâmica, feito na técnica Corda Seca.


Corda Seca - técnica de pintura em cerâmica, em baixa temperatura com relevo.

Eu já gravei meu nome nele!rs...


Bjsss e até a próxima...

Posted by Picasa

6 comentários:

  1. Olá!!!!
    Faz um tempão que não apareço por aqui, minha rotina anda contraria à sua, ou seja, tumultuada.
    Mas, vamos ao que interessa...Amei os rolinhos, já imprimi a receita, deve sair nesse findi.
    Qto as artes de sua mãe...SEM COMENTARIOS...São de um bom gosto, capricho, dedicação, perfeccionismo, que impressionam, sou fã dos trabalhos dela já tem décadas...posta mesmo, o que é bonito deve ser mostrado.
    Grande bj...saudades

    ResponderExcluir
  2. Que bonitos os rolinhos e devem ser deliciosos!!!Acho lindo o seu orgulho e é optimo homenagear quem amamos...

    Bjoka
    rita

    ResponderExcluir
  3. Cristina!!!


    Mas meus parabéns!!
    Que coisa mais linda ficaram! Só posso dizer que estou ORGULHOSA!!
    Cinnamons perfeitos, e as fotos são lindas!
    Adorei os eu Blog!

    Beijos e seja bem-vinda

    Lena

    ResponderExcluir
  4. cris adorei, pode repetir!!!

    gabi

    ResponderExcluir
  5. Que delicia , eu amo esses roll de canela e nozes.
    O vaso é maravilhoso, Que talento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristina, acabei de chegar aqui no seu blog.
    Adorei e ja vai pra minha lista de favoritos, rsss...
    Parabens pelo blog e pelas receitas!!!
    Bjos
    Liliane

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!