segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pudim gelado para adoçar o feriado!



Olá, esse pudim bem docinho - para as formigas de plantão-  é bem conhecido na casa da minha mãe, não tenho certeza, mas acredito que foi minha cunhada quem nos apresentou a receita há muiiiitos anos.
Talvez a maioria de vocês já conheçam, mas como sempre tem gente nova chegando na cozinha, fica a dica...ele tem uma textura bem suave e como não precisa de banho-maria, facilita  e muito o trabalho.
Eu preparei apenas meia receita, afinal era só para suprir a vontade de algo docinho de duas formigas, ops, pessoas no feriado, por isso saiu um pudinzinho que coube em um prato de sobremesa!rs...



Pudim gelado

-  1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite (use a lata de leite condensado para medir)
- 1 lata de creme de leite (usei creme de leite fresco)
- 1 caixa de pó para maria-mole
- 1 xícara (chá) de água fervente
* 1 colher (sopa) de extrato de baunilha (opcional), não vai na receita original

Modo de preparo:

Dissolva a maria-mole na água fervente, leve ao liquidificador junto com os outros ingredientes e bata até ficar homogêneo.
Coloque em uma forma de furo central caramelizada* (eu coloco o açúcar direto na forma, na chama do fogão até derreter)  e leve para gelar na parte normal da geladeira (não no freezer) de um dia para outro.
Retire da geladeira um pouco antes de servir para soltar o caramelo, gire a forma suavemente de um lado para outro e vire com cuidado sobre o prato.

*A quantidade de caramelo vai de acordo com sua preferência, se não gostar, coloque apenas o suficiente para que o pudim se solte ou se gostar muito, faça mais calda à parte.




Bjsss e um divertido feriado a todos...

; - D


Posted by Picasa

13 comentários:

  1. Que lindo, esse pudim! Fiquei encantada com a cor desse caramelo, não consigo fazer um caramelo assim! :D Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna, obrigada...na verdade é bem simples e meio "perigoso" pois faço direto na forma que vou usar!rs...
      bj e bom feriado...

      Excluir
  2. Oi minha amiga,
    Bom dia!

    Esse é o meu pudim preferido, só me lembra coisa boa...

    O seu ficou tão perfeito que dá pena de partir..rsss...

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Renata, tbm tive dozinha de cortar!rs...
      Obrigada e bom feriado!

      Excluir
  3. Amei, super pr'atico!!!!
    Sou uma formiguinha de plantao. Quero pudimmmmmmm!!!
    Cristina, querida, agradecemos a receita e vamos fazer! Linda semana para ti!

    Bjsss

    Sucesso sempre!!!

    Bruxinha Chic
    http://bruxinha-chic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxinha Chic, aqui tbm tem formigas bem fominhas!rs...
      Obrigada, bjs...

      Excluir
  4. Oi Cristina, vim conhecer o seu blog e dou
    De cara com essa receita maravilhosa!!!
    Lindo o seu pudim, parece estar uma delícia! Rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, seja bem-vinda querida!
      Obrigada e volte sempre que quiser!!
      Bj...

      Excluir
  5. Que pudim lindo, ficou perfeito!
    Também fiz um pudim com maria mole!
    Gostei muito da tua receita.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, já fui lá conferir...tbm está lindo!
      Bj e obrigada!!

      Excluir
  6. Este pudim é realmente super gostoso e facinho de fazer! É sempre bom mostrar estas receitinhas pra nos lembrar que as boas e velhas sobremesas nunca saem de moda! E estes pratos, foram feitos pela sua mãe tbm??? :)

    ResponderExcluir
  7. Akemi, adoro suas vistas!Não, esses pratos não foram feitos pela minha mãe...pena que tenha ficado mais difícil pra ela fazê-los agora...está dando aulas de pintura que lhe tomam quase todo tempo!
    Bj...

    ResponderExcluir
  8. olá meu nome é Débora e também fiz so mudei um pouquinho coloquei leite em pó ,mas acho que vai dar ceto não tinha leite e fiquei com preguiça de sair de casa para comprar

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!