quarta-feira, 17 de abril de 2013

Batatas rústicas para acompanhar o Confit de Canard!


Hoje vim falar sobre o jantar que antecedeu a sobremesa do post anterior (sabe como é, gulosos olham o doce primeiro!!rs,)
Foi um jantar simples, apenas dois pratos, um confit de canard, prato típico da culinária francesa, que faz uso de um dos mais antigos e saborosos métodos de conservação, os pedaços de pato são cozidos lentamente e armazenados em sua própria gordura,  na hora de servir, basta ser aquecido por algum minutos e está pronto!
Eu nunca havia experimentado carne de pato, ela tem um sabor semelhante a de frango, mas mais leve, úmida e mais saborosa.O confit foi trazido pela Gabriela, diretamente da França (eu ainda não me atrevi a preparar um!rs,) para celebrar o aniversário de outra querida amiga, a Tania.
O acompanhamento foram essas deliciosas batatas rústicas pelas quais me apaixonei, comi duas vezes em menos de uma semana.

Batatas rústicas

Para preparar as batatas, primeiro lave-as bem com uma esponja, corte cada uma em 8 pedaços no sentido do comprimento, mantendo a casca.
Cozinhe as batatas em água com uma pitada de sal, por 6 minutos, contados após levantar fervura, escorra bem para que fiquem enxutas.
Em um assadeira, distribua as batatas, salpique levemente com sal, junte ramos de alecrim a gosto e regue com um fio de azeite.Leve para assa por cerca de 60 minutos em forno a 230ºC ou até que fiquem bem douradas.
Ficam sequinhas, crocantes e o que é melhor, podemos comer sem culpa, afinal, usamos apenas um fio de azeite!
Funciona muito bem como acompanhamento de vários pratos ou simplesmente como um petisco para servir aos amigos.


Uma ótima semana a todos!!

10 comentários:

  1. Que belo aspeto essas batatas têm e simples de confecionar, kiss
    Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Susana, simples, mas deliciosas!
      Obrigada querida!

      Excluir
  2. Oi Cristina eu adoro seu blog, sempre leio as receitas, eu moro na Espanha na Galicia, temos uma grande tradiçao de confit, bem eu faço confit assim, porque sempre acho os confits um poco salgados, voce pode notar que o confit vem ou em lata ou embalado a vacuo com muita gordura, pois eu guardo essa gordura e completo com azeite de oliva extra virgem, coloco os pedços de pato normalmente as coxas separadas e deixo tres horas no fogo mais baixo tem de esquentar nao fritar, pode fazer com lombo de porco primeiro pra testar, pode fazer so com azeite, com qualquer carne , depois de feito pode guardar na propria gordura ou congelar depois de embalado, o confit de pato voce para servir deve colocar no forno ate dourar a pele, quando voce bate e faz um som oco esta feito.
    Espero ter ajudado um beijo Antonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonia, obrigada...qqer dia me encorajo a preparar um com carne de porco, que adoro!Esse daqui veio em uma lata e estava bem saboroso!
      Obrigada por acompanhar meu blog, seja sempre bem-vinda!
      Bj,

      Excluir
  3. Hummm que belas batatas Cris, sabe que tbém nunca provei carne de pato? Mas tenho muita vontade. Essas batatas ficaram divinas e com certeza fizeram um belo e delicioso acompanhamento. Gostei demais. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, qdo puder experimente, é muito bom!
      Bj e obrigada querida!

      Excluir
  4. Oi Cristina,
    QUe chic esse confit. E , acompanhados dessas batatas ficou delicioso.
    Obrigada pelos votos no meu aniversário.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Cris esta refeição deve ter sido ótima. Adoro pato. Estava contando a umas amigas no jantar hoje que haá uns dois meses fiquei comprando pato inteiro toda semana e fazendo no forno. Mas como acabava comendo um monte de pe na cozinha resolvi que tinha que dar um tempo.Risos. Confit de canard é muito especial

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris,
    Adorei a dica das batatas e elas parecem fáceis de fazer.
    Tenha um ótimo restinho de semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  7. Confit de canard é chique demais! Já passei por um desafio da Daring Kitchen onde o pessoal fez esse prato, fiquei morrendo de vontade, mas devido às circunstancias, acabei fazendo um confit de alho. Mas o de Canard está na minha lista! Qualquer dia sai! Suas batatas ficaram tão chiques quanto o pato, aposto que ficaram maravilhosas!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!