sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Bolo de Banana e Café!



De volta as visitas aos blogs que sigo, me deparei com esse bolo, que logo me chamou a atenção por ser de banana (fruta que amo) e levar além de iogurte, café na composição.
O motivo da escolha foi o mesmo que o da Tatiane, autora do blog comida de quinta, o calor exagerado que tem feito, leva as frutas a um estado tal que não resta saída, senão usá-las em receitas.
Seguindo os princípios da simplicidade, o bolo é fácil e de rápido preparo, misturado à mão e fica muito saboroso!
E hoje vos declaro que tenho o firme propósito de trazer mais bolos ao blog em 2015. 
Para início de ano, me parece um saboroso e agradável compromisso, espero cumprir essa meta com louvor!rs


Bolo de banana e café

- 3 bananas bem maduras e amassadas (usei 4)
- 1 ovo grande
- 2 colheres (sopa) de iogurte grego (usei integral)
- 50ml de café expresso ou coado, bem forte
- 1 colher (chá) de baunilha
- 3/4 xícara de açúcar granulado (usei orgânico)
- 1/3 xícara de óleo de coco (ou manteiga derretida)
- 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de farinha de trigo branca (usei 1 e 1/2 de trigo branca, pois não tinha integral)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Em uma tigela misture a banana, o ovo, o iogurte, o café e a baunilha, mexa bem.
Acrescente o óleo de coco e o açúcar, misture bem.Em outra tigela, junte as farinhas, o bicarbonato e o sal.Coloque esta mistura na tigela das bananas e mexa ligeiramente, somente até se incorporarem, a massa deve ficar empelotadinha mesmo.
Coloque em forma de bolo inglês, untada e enfarinhada, usei de silicone de 22x9cm e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 50 minutos ou até o teste do palito sair limpo.



Um excelente final de semana a todos!!

3 comentários:

  1. Cris, eu tenho paixão por bolos de café!
    Já fiz algumas receitas da Tati e sempre são deliciosas, nem tinha
    visto esse bolo... ainda bem que você fez e ensinou também!
    Vou anotar pra experimentar.
    Gostei mesmo foi do seu propósito e vou aguardar os novos bolinhos, viu?!=)
    Um bejim pra você e tenha um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Amei a receita... achi a combinação diferente mas parece que ficou muito saborosa!
    Beijocas, Nath

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cristina! Que bom que você gostou do bolo, é super prático de fazer, né? Também acho que fazer mais bolos é uma ótima resolução de ano novo, aliás, feliz Ano Novo!
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!