sexta-feira, 24 de julho de 2015

Rigatoni com Cogumelo Shimeji!


Assistindo ao novo programa da Rachel Khoo, me deparei com ela preparando um prato super simples, mas com aspecto interessante e resolvi experimentar.
Não anotei a receita na hora e não encontrei-a no site, segui a base que me lembrei, massa, bechamel e cogumelo...acredito que chegou perto da original.Também não sei extamente qual tipo de cogumelo ela usou, eles se pareciam com o shimeji e ao encontrá-lo no mercado foi esse que resolvi usar.
Foi a primeira vez que provei shimeji, confesso que não achei nada de mais, mas o prato em si, ficou saboroso e a apresentação é bem bacana.

Rigatoni com shimeji

Comece preparando um molho bechamel tradicional, numa panela média coloque  2 colheres (sopa rasa) de manteiga, quando derreter, adicione 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e mexa por 2 minutos até ficar levemente dourado.Retire a panela do fogo e acrescente o leite aos poucos(cerca de 500ml), batendo sem parar com um batedor de arame.
Mexa muito bem (vigorosamente), leve de volta ao fogo e continue mexendo sem parar até ferver e engrossar um pouco.
Tempere com sal e noz moscada ralada.
Até aqui é um molho tradicional, agora acrescente 100ml de creme de leite e cerca de 100g de queijo gruyère (ou parmesão) ralado, reserve.
Cozinhe a massa em água e sal por 5 minutos, escorra e passe pela água fria para frear o cozimento.
Disponha os rigatonis em "pé" (na vertical) em ramequins pequenos (para porções individuais) ou em um médio, até preencher todo o espaço. Despeje o molho bechamel por cima, cobrindo bem os meios e laterais.
Disponha os cogumelos nas aberturas do rigatoni, como se fossem pequenas "árvores" plantadas, cubra com mais queijo ralado e leve assar até que o queijo esteja derretido e gratinado.

Rend. 2 ramequins pequenos.


Um excelente final de semana a todos!!

2 comentários:

  1. Oi, Cristina! Que diferente preparar shimeji assim, gostei! Eu sempre preparo daquela forma mais tradicional, com manteiga e shoyu e o sabor do cogumelo se destaca mais.
    beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Cristina eu adoro esse tipo de massa!
    O aspecto da tua receita é um convite ao deleite dessa maravilha :-)
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!