terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O que tem na geladeira?...Risoto!



Sim, risoto outra vez, um dos meus pratos preferidos e uma ótima opção para aproveitar ingredientes em demasia ou os perdidos na geladeira.
No caso, um alho porró, uma pequena cenoura, um restinho de tomate cereja confitado, uma sobra de linguiça calabresa e um copo de caldo de legumes congelado.
E para me ajudar a diversificar o uso de alguns ingredientes, por ser fã da sua cozinha e adorar o cheiro de livro novo, humm, adquiri o último lançamento da Rita Lobo...O que tem na Geladeira?

Risoto de legumes com cebola caramelizada e linguiça calabresa

O preparo do risoto é o básico, numa panela média coloque um fio de azeite, frite alhos inteiros ligeiramente, acrecente o arroz arbóreo e mexa até que todos os grãos estejam envolvidos pelo azeite.
Adicione vinho branco, mexa e deixe secar, vá juntando o caldo (aquecido simultaneamente em outra panela), mexa bem a cada adição, quando secar, junte mais.
No meio do processo coloque os legumes, no caso o alho porró e a cenoura cortados em rodelas finas, uma bela pitada de açafrão da terra em pó e o tomate confitado
Continue acrescentando caldo até que o arroz esteja cozido al dente.
Finalize com uma pequena porção de manteiga e queijo parmesão ralado na hora, misture e feche a panela, deixe descansar por 3 minutos.
À parte doure uma porção de cebolas em rodelas até que carameliza totalmente (eu gosto dela quase queimada), reserve.Na mesma frigideira frite a linguiça calabresa finamente fatiada, reserve.
Sirva o risoto com uma porção da cebola caramelizada e da linguiça calabresa.
Gosto de regar com um fio de azeite e ralar mais um pouco de parmesão por cima.
Delicie-se!
E aqui meu açafrão da terra, ganhei um "tantão" de presente e uso em vários pratos, o risoto fica amarelinho, lindo e saboroso.

Excelente semana a todos!!

5 comentários:

  1. que belo prato daqueles de raspar o prato, um aspeto maravilhoso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoraria provar esse risoto, a cor está linda, super cremoso, deu
    fome, hummmmmm...! Amo açafrão, outro dia eu fiz um frango caipira com
    açafrão, ficou bom demais!

    Beijinhos amiga, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
  3. Fica mesmo com uma cor lindíssima e deve ser muito bom.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Eu ganhei esse livro no Natal e estou adorando as receitas.
    Bj, Cristina!
    Lylia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!