segunda-feira, 2 de abril de 2018

Hot Cross Buns de Chocolate...meus pãezinhos para Páscoa

Sempre tive vontade de provar esses pãezinhos e acabava adiando por uma razão ou outra, nessa Páscoa queria fazer uma receitinha especial e ao ver a versão chocolate dos hot cross buns, não tive dúvidas. A data comemorativa já passou, mas sempre é tempo de uma gostosura.
Eu substituí o fermento seco da receita por fermento natural (meu levain se chama Samantha) e obtive uma massa hiper macia e com uma textura diferente, um pouco mais úmida, mas não se preocupe, você pode e deve fazê-lo como na receita original e certamente ficará maravilhoso também, basta olhar as foto na página da Silvia Martins.


Hot cross buns de chocolate
(adaptado daqui)

- 500g de farinha de trigo
- 1 pacote de fermento biológico seco, usei 135g de fermento natural
- 80g de açúcar baunilhado (tenho um pote de açúcar com favas de baunilha)
- 50g de cacau em pó, usei 25g de chocolate 50% e 25g de cacau em pó 100%
- 50g de margarina, usei manteiga
- 2 ovos
- 250ml de leite integral
- 80g de passas pretas e brancas
- 100g de chocolate preto, usei ao leite (picado)
- mel para pincelar

 Para fazer a cruz: 50g de farinha + 50g de água, substituí por uma mistura de açúcar refinado e leite.

Preparo:
Numa tigela misture a farinha, o cacau, o açúcar e o fermento. Adicione os ovos batidos, a manteiga amolecida e o leite. No caso do fermento natural, misturei ao leite antes de agregar.
Misturar tudo e amassar por 5-10 minutos, a massa deve ficar bem macia, usei a mfp para sovar*.
Deixe descansar coberto com papel filme por 1h.
Depois desse tempo, abra a massa com as mãos e junte as passas e o chocolate picado, amassando para que as frutas e o chocolate fiquem bem distribuídos. Deixe descansar por mais 1h.
Retire o ar da massa, divida-a em porções (consegui 15), molde pequenas bolas e distribua numa assadeira untada ou forrada com papel manteiga (usei papel dover que não gruda de jeito nenhum).
Deixe crescer por 30-60 minutos. Para fazer as cruzes, misture a farinha com a água até obter uma pasta, coloque num saco de confeitar (ou similar) e desenhe as cruzes sobre os pães (como usei uma pasta de açúcar e leite, fiz as cruzes após os pães assados e frios).
Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 20-30 minutos ou até estarem dourados.
Aqueça um pouco de mel e pincele os pães após tirá-los do forno.

*Como usei o fermento natural no lugar do seco, o procedimento é diferente. Depois de 13 minutos de sova na mfp, juntei as passas e o chocolate e sovei por mais 2 minutos. Retirei a massa, moldei as bolinhas, distribuí na assadeira e deixei crescer por 8h. Depois desse tempo assei normalmente.
Depois de frios, pincelei mel e desenhei as cruzes (da próxima vez farei com chocolate branco).

Desejo a todos uma ótima semana!

3 comentários:

  1. Olá Cristina. adoro hot cross buns, mas não conhecia de chocolate. Devem ficar uma perdição! Se já são saborosos "normais", com a adição do chocolate ainda devem ser melhores. Ficaram lindos!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Cristina!
    A cor fica linda, não tem como a gente não xonar nessa receita.
    Eu acho que nunca fiz pães com a massa de chocolate, ótima sugestão, mesmo que a páscoa já tenha passado, vem o frio e cai muito bem com chá de amendoim ou chocolate quente.

    Obrigada, pela dica do kefir, vou ver se alguém aqui em BH tem a muda.

    Beijos, abençoada semana ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cristina! Ficaram muito lindos seus buns! Nunca me aventurei pelo fermento natural, acho bem bacana quem faça, imagino que o sabor dos pães deve ser um tanto diferente do fermento vendido em pacotinhos.
    bjs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!